Nerdice Pai D'égua #11 - Ebooks e as plataformas de leitura digital


Você gosta de ebooks? Consome periodicamente? Lê um de vez em quando e depois esquece? Sabe a diferença entre as plataformas que estão disponíveis para utilização? Claro, nós sabemos (pelo menos eu) que nada nesse mundo substitui a experiência de ter um livro real em mãos. Quem não gosta de cheiro de livro novo?



Mas de vez em quando até um e-reader ajuda com aqueles livros que são verdadeira bíblias (né, George R. R. Martin?). Nesse Nerdice Pai D'égua vamos falar um pouco sobre as plataformas de leitura digital e ver as diferenças entre elas. Vamos lá?

Quando alguém te pergunta por que você ainda comprar versões físicas dos livros...

A verdade é que o mercado de ebooks no Brasil é bem recente. Se lembramos que há menos de 5 anos era praticamente impossível achar um Kindle no Brasil, dá pra pensar no quanto toda essa revolução de livros digitais é recente. Mas hoje basicamente podemos consumir livros de 5 plataformas: Google Play Books, Saraiva Digital, Amazon Kindle Store, iBooks Store e Kobo Books/Livraria Cultura. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas legal mesmo seria se tivéssemos uma forma de centralizar tudo num lugar só. Infelizmente até onde eu sei, não tem e o meus ebooks ficam perdidos entre todas elas.... Mas vamos as características de cada uma:


De longe é a plataforma que eu mais uso. O Google play é extremamente integrável: em qualquer celular, smartphone (inclusive iPhones), tablet, computador etc, ele funciona. É o melhor de todos no quesito de gestão de leitura: não importa de onde você acesse, o livro sempre vai estar na página onde você parou. É extremamente fácil de mexer e, além disso é possível enviar vários formatos de documentos digitais, desde o .EPUB (que é o formato padrão de livros digitais) até o PDF.
A única coisa que realmente me incomoda é o fato da plataforma não ter um E-reader próprio. Se tivesse eu já teria esquecido todas as outras, por que o acervo deles é espetacular.
Não sabe como usar? Basta clicar no link e acessar a versão para navegadores. Se estiver no seu smartphone ou tablet, é só baixar o aplicativo (as vezes já vem de fábrica e a gente nem sabe).


A livraria Saraiva Digital é também uma das que eu mais uso. Tenho o E-Reader dela, o Lev. A Saraiva Digital é também uma ótima plataforma, com acervo bem grande (um pouco menor que do google play) e ótimos preços. No leitor, é possível acessar uma loja própria que todo dia tem uma oferta de e-book diferente. Também é altamente integrável: tem aplicativo para celular, tablet e versão para PC's, além de ter o próprio leitor. O Lev é ótimo: um dos melhores para processar arquivos de EPUB e o melhor para ler PDF's. Também é um dos mais customizáveis, tendo uma infinidade de capas à disposição para venda (meio caras, mas tudo bem). O grande problema aqui é a falta de gestão de leitura. Mesmo sendo integrável em vários aparelhos, é meio difícil acessar toda a sua biblioteca virtual. Além disso, as páginas do livros e o comentários feitos só ficam marcados no próprio aparelho e, se você quiser continuar a leitura em outro gadget. as marcações se perdem. Clicando no link acima você tem acesso a página para baixar a versão para PC.



A Kindle Store eu já utilizo bem menos. Apenas tenho alguns títulos que estavam de graça ou em promoção. Mas a plataforma é muito boa. Também possui versões do leitor para a maioria dos smartphones (os da samsung e da asus já vem com o aplicativo pré instalado), tablets e para PC através do navegador. A Kindle Store tem um acervo tão grande quando da Google Play e tem um extra que é o Kindle Unlimited: uma espécie de netflix de livros. Pagando R$19,90 por mês você lê quantos livros quiser. Tem também o próprio aparelho Kindle, altamente customizável e não possui o problema da Saraiva Digital com a gestão da leitura. Na minha opinião, o aparelho Kindle é o melhor E-Reader dessa lista, mas, infelizmente não é o mais barato (possui 4 versões diferentes, sendo a mais barata R$400,00). O posto de mais barato é do Lev. Quer utilizar? O link é direcionado para a versão do leitor para navegadores (funciona melhor no chrome).


O Kobo Books eu utilizo raramente. Uso principalmente para ler alguns livros técnicos que possuem versões físicas com preços absurdos e versões digitais apenas na Livraria Cultura. O acervo disponível (o próprio e o da livraria cultura) dele é um pouco mais modesto (menor que dos anteriores), mas nele é possível achar alguma raridades que as outras lojas não possuem. Também bastante integrável, tem versões para várias plataformas e para navegadores. Ele ganha no quesito design: é o aplicativo mais bonito, ergonômico, agradável e com mais ferramentas disponíveis. Possui diariamente diversas promoções e é onde dá pra achar os livros mais baratos. Também possui um aparelho E-Reader, o Kobo, que compartilha as vantagens de design do aplicativo. Na minha opinião o e-reader da Kobo é o mais bonito de todos, mas cuidado ao comprar, porque a assistência dele no Brasil não é das melhores... Ficou curioso pra usar? O link direciona para a loja digital.


A iBooks eu praticamente não utilizo. Apesar de ter um design bem legal e ter a vantagem de ter livros interativos à venda, acabei deixando o aplicativo lá, meio esquecido. É a menos integrável: só funciona em aparelhos da apple (iPhones, iPads, MacBooks, iMacs, entre outros). A loja vender os livros com preço em dólar e não em reais, não ajuda muito também. A grande vantagem aqui é o acervo de livros em outras línguas (maior que do Kindle). Mas com o dólar a 4 reais nem sei se é exatamente uma vantagem. Quer utilizar? Nesse caso não tenho como ajudar muito, a não ser que você possua algum aparelho apple.






E então? Gostaram? Espero que curtam os ebooks e deem uma chance às versões digitais. Até a próxima.

Gerente de projeto, editor de video, de áudio, podcaster, escritor (sem nada publicado) e cozinheiro quando dá tempo.

Recomendado Para Você

Comentários