Blogagem Coletiva: PROFUNDO e INTENSO - Robin York

.
Olá, leitores!  
Com o lançamento de "Profundo" e "Intenso" (link da sinopse no skoob), da autora Robin York, a Editora Arqueiro convidou alguns blogs parceiros a falar sobre um assunto bem relevante e polêmico: a vingança pornô (revenge porn). 

"Profundo" vai falar sobre Caroline Piasecki e de como sua vida vira do avesso quando um ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. Infelizmente, a vida imita a arte eventualmente ouvimos falar de alguns casos semelhantes. E normalmente, a mulher é a mais prejudicada. 

Sejamos honestos, algumas convenções sociais (que já estão mudando, grazaDeus) deixam a mulher como alvo de todas as críticas nesse aspecto. Poucas vezes ouvi críticas ao agressor ou até apoio à vítima. Vamos deixar uma coisa bem clara aqui: se a mulher se deixou fotografar ou gravar, ela quis e é um direito dela. Porém, para esse tipo de exposição, supõe-se que há confiança entre o casal. Se o relacionamento terminou e a babaquice foi maior, que pelo menos nós tenhamos a consciência de julgar o culpado, nunca a vítima. 
A protagonista de "Profundo" tem sua vida arruinada. Ela perde oportunidades, fica com uma péssima reputação, mas sua única falta foi ter confiado equivocadamente em alguém. 

Imaginem quantas pessoas tem suas vidas transformadas quando são expostas dessa forma, sem autorização. No Brasil já temos a Lei Carolina Dieckmann, que foi criada depois que o caso da atriz ganhou proporção por aqui e também o Romário tem um projeto de lei para regulamentar esse tipo de crime. A autora fez uma nota, que consta em "Profundo", que é mais um apelo para que esse tipo de ação se torne um crime previsto por lei, visto que em vários estados dos EUA, ainda não é ilegal. 

"Profundo" e "Intenso", mais que um romance, é um convite à reflexão sobre a "vingança pornô" e de como esse trauma pode transformar vidas. É bom constar que nem todas as pessoas conseguem se recuperar de traumas, o que pode levar a depressão e até suicídio. Basta uma breve pesquisa no google para atestarmos isso. 

Em breve teremos resenha dos livros aqui no blog e vamos saber mais sobre como Caroline e West lidaram com suas feridas. 
E vocês, lembram de algum fato marcante, ou até conhecem alguém que já sofreu pela "vingança pornô"? Compartilhem aqui nos comentários! 

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários