Eu Li: O Clone de Cristo - J. R. Lankford


Título:
O Clone de Cristo
Autora:
J. R. Lankford
Editora:
Saída de Emergência Brasil
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

O Clone de Cristo é uma história fantástica sobre uma experiência secreta que pode mudar o mundo: a tentativa de clonar Jesus Cristo a partir do Santo Sudário. O Dr.Felix Rossi é o chefe da pesquisa, um conceituado cientista obcecado com duas perguntas: Será que o tecido do Sudário contém mesmo o sangue de Cristo? E o DNA ainda estará intacto? Apesar do caráter sigiloso do experimento, forças obscuras tentam impedi-lo e Rossi não tem tempo a perder: precisa encontrar uma mulher para gerar a criança. Esta trama policial arrepiante nos leva numa viagem inesquecível da alta sociedade nova-iorquina aos bares irlandeses, das igrejas do Harlem à Catedral de Turim. Uma narrativa bem construída sobre laços familiares perdidos, um homem à procura de Deus, uma mulher em busca de um sentido para a própria vida e uma inesperada história de amor.


Logo que eu vi o título do livro eu fiquei interessada. Imaginem, não bastando ser um clone humano, ainda é o clone da figura mais popular, que mais influencia as pessoas, Jesus Cristo! Vocês imaginam as diversas questões éticas e religiosas que seriam discutidas caso algo assim realmente acontecesse? Quando eu inciei o livro eu estava ansiando por um livro com mistério e perseguições, sim, mas mais ainda por estes questionamentos que eu imaginei.

Infelizmente o que eu menos encontrei foram esses questionamentos. Na verdade nem  muito mistério e perseguições. A maior parte do livro é muito descritiva, não no sentido de descrever paisagens, ambientes e etc, mas é por que cada etapa da clonagem é descrita. Não no sentido biológico da coisa, apesar de haver tal explicação para que tudo fique com um ar mais verídico, mais provável de acontecer, mas no sentido que passasse muito tempo na 'concepção'. 

É até meio difícil de explicar, pois não quero dar spoilers, mas eu imaginei que fosse ser uma narrativa mais estilo Dan Brown, com tudo acontecendo logo e rapidamente, com um ritmo alucinante, que não te deixa largar, por que você quer saber o que acontece com todo mundo, como as pessoas vão aceitar os fatos, ou não aceitá-los, enfim. Eu acho que o livro me desanimou um pouco por que eu estava esperando muito de um autor baseado em outros livros. Mas quem nunca, não é? Acho que a maioria faz isso com bastante frequência.

Bom, bem ao final do livro é que os acontecimentos começaram a ficar mais emocionantes, com personagens atuais de certa forma agindo como os personagens bíblicos que fizeram parte da vida de Cristo, como Isabel, José, Pôncio Pilatos, cada um com suas motivações, algumas claras, outras não. Isso na verdade é muito legal no livro, pois é aos poucos que você vai conseguindo encaixá-los nesses papéis, e mesmo assim eles permanecem com características próprias, inclusive umas que se tornariam polêmica para fanáticos religiosos, enquanto para outras seriam um sinal do amor de Deus, como uma Maria negra e um José egoísta, e por aí vai. 

Quando percebi que não havia páginas suficientes para terminar toda a história, descobri que é uma trilogia, e que os outros livros prometem muito mais ação e polêmica do que esse. É minha esperança, e não consigo deixar de nutrir muitas expectativas. Pelo que eu li das resenhas internacionais o livro dois é melhor do que o primeiro, então aqui estou eu, aguardando ansiosamente para saber o futuro do clone, ou não, de Cristo. 


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários