Eu Li: Will & Will - John Green e David Levithan


Título:
Will & Will
Autores:
John Green, David Levithan
Editora:
Galera Record
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.

Eu aprecio Tiny Cooper. Sim, aprecio muito. Aprecio sua coragem de subir em um palco e contar para uma plateia lotada tudo sobre sua vida, sobre sua homossexualidade, sobre o preconceito, sobre seus ex-namorados. Sim, por que Will & Will é sobre dois Will Grayson que se encontram, mas também é sobre o modo como esse grande encontro e Tiny Cooper mudam a vida dos dois.

Will Grayson é amigo de Tiny Cooper desde que eram crianças, e sempre soube e aceitou o fato de Tiny ser gay. Will possui meio que um lema de vida, que é ficar calado e seguir as regras. Ele não contesta as coisas, não age, não se impõe. Ele deixa as coisas seguirem e quem sabe levarem-no a algum lugar.

“Somo amigos há tempo demais para escolher, mas, se pudéssemos escolher, eu escolheria você.”

Will Grayson 2 (doravante mencionado como WG) tem depressão profunda e toma remédios para isso. Nunca admitiu ser gay, não mantém relacionamentos duradouros com as pessoas, e nutre uma paixão profunda por um rapaz que conheceu na internet e se chama Isaac. Nunca viu Isaac antes, mas o encontro que marcam o deixa em polvorosa, e é durante esse encontro que sua vida vai mudar, pois o destino acontece, e Will Grayson e Tiny Cooper entram em sua vida para mudá-la para sempre.

Tiny Cooper rouba a cena por onde passa. Ele é grande, tipo 1,98 m, e grande para os lados também. E é gay, nas palavras de Will Grayson “a maior pessoa do mundo que é muito, muito gay, e também a pessoa mais gay do mundo que é muito, muito grande”. Ele está totalmente envolvido na produção de um musical escolar para contar sobre sua vida, o Tiny Dancer, onde ele será ator-cantor-produtor-diretor. Claro que ele vai envolver e encantar muitas outras pessoas, como eu, uma simples leitora, na produção “do mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos e tediosos do ensino médio“.

Eu demorei um pouco para me envolver na estória, isso porque eu achava que ela ia por um caminho quando na verdade ia por um caminho totalmente diferente. Mas depois eu entrei na estória e me deixei levar. Os capítulos são alternados entre os pontos de Will Grayson e WG, e cada autor escreveu sobre um deles. E é possível notar as diferenças de escrita e como cada um conseguiu mostrar com habilidade as personalidades dos dois Will.

Will & Will é um livro repleto de amor e aceitação, e não é à toa que a gente se apaixona por ele. E ri muito no processo! E se emociona também. E eu termino essa resenha com um quote de Tiny Cooper:

“Talvez haja alguma coisa que vocês tenham medo de dizer, ou alguém que vocês temam amar, ou algum lugar aonde têm medo de ir. Vai doer. Vai doer por que é importante. (...) Mas acabei de cair e ir ao chão, e ainda estou aqui de pé para lhes dizer que é preciso aprender a amar a queda, porque o importante é a queda. (...) se deixe arrebatar pelo menos uma vez. Deixe-se arrebatar!”


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários