Eu Li: A Filha da Minha Mãe e Eu - Maria Fernanda Guerreiro



Título:
A Filha da Minha Mãe e Eu
Autora:
Maria Fernanda Guerreiro
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.


Mariana descobre que está grávida e percebe que antes de tentar ser uma boa mãe precisa entender por que que sua própria mãe não parecia boa o suficiente para ela durante sua infância e adolescência. A partir desta decisão, Mariana começa a recordar sua vida e as situações que vivenciou com sua mãe que fizeram com que o relacionamento das duas não fosse dos melhores.

Preciso dizer que estava com um pouco de medo do que eu iria encontrar nesse livro. A sinopse promete algo bem dramático envolvendo Mariana e sua mãe Helena, mas eu não achei tudo isso não. Na verdade eu não me identifiquei com a Mariana, em momento algum do livro. Deu para perceber pela descrição de Helena que ela não é uma mulher muito fácil de lidar, mas eu fiquei com a impressão constante de que Mariana exagerava na sua revolta. 

Eu sei que o relacionamento entre mães e filhos deveria ser especial sempre, mas qual a família que não tem problemas, cujos pais brigam, em que um irmão não teve, em algum momento, ciúme do outro? Eu achei as situações pelas quais Mariana passou difíceis, concordo, mas nada que pudesse causar um revolta tão grande. Sei lá, como eu disse, não me identifiquei com a Mariana e a visão que ela tinha das atitudes da mãe.

Eu não vi problemas na escrita da autora, é simples, fácil de ler e transmite emoção. Eu não me identifiquei com a protagonista, mas talvez você já tenha passado por alguma das situações pelas quais ela passou e goste mais do que eu gostei ;)



Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários