[ Quinta Em Outra Língua #17] That Summer - Sarah Dessen

Quinta em Outra Língua é um  meme criado pelo blog Amount of Words, com o objetivo de fazer resenhas ou comentar sobre o lançamento de livros estrangeiros às quintas-feiras. Todo blog pode participar - saiba mais aqui!





Título:
That Summer
Autora:
Sarah Dessen
Editora:
Puffin
Onde Comprar:
Book Depository | Amazon

Para Haven, de quinze anos, simplesmente muita coisa acontecendo. Primeiro, há o casamento de seu pai com  Lorna Queen, a 'garota do tempo' da televisão local. Em seguida, o casamento de sua irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley em tudo. E Haven não pode ignorar o fato de que ela tem quase 1.80 de altura e continua a crescer. Haven mal consegue entender mais quem ela é ou onde ela pertence. Então o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e desperta memórias em Haven do verão, quando seus pais eram felizes, sua irmã era valente e despreocupada, e tudo foi perfeito. .. ou assim parecia.

Todo mundo já deve ter ouvido falar dessa autora em algum blog por aí. Ela tem tantos fãs, tanto garotos quanto garotas, que fica muito difícil não se deixar levar pela curiosidade e procurar saber mais sobre ela e seus livros. Foi o que aconteceu comigo. Eu já estava cansada de ler em blogs (leia-se NUPE e Amount of Words) o quão bons eras os livros da Sarah, o quanto valem à pena ser lidos e tals. 

Resolvi começar pelo primeiro livro publicado por ela, apesar de ela já ter publicado 10 livros, alguns com sinopses mais interessantes, e notas maiores dos leitores, do que That Summer. Isso por que fiquei sabendo nos blogs supracitados que as estórias da Sarah se passam sempre em duas cidades fictícias, e que nos livros ( a partir do segundo) é possível reconhecer personagens e lugares dos livros anteriores, então seria melhor ler logo na ordem. Conseguem imaginar o quão legal deve ser isso?? TOTALLY AWESOME!

That Summer conta a estória de Haven, a menina cuja altura chama atenção de todos e que está confusa com o tudo o que tem acontecido em sua vida ultimamente: seu pai trai sua mãe com a 'garota do tempo' e casa-se com ela; sua mãe está diferente do que era antes; sua irmã Ashley resolveu deixar a época dos vários namorados para trás e vai se casar com alguém muito diferente de Sumner Lee, um dos muitos namorados dela, mas o mais marcante de todos. Com ele Ashley era alegre e despreocupada e tratava Haven bem, esquecendo a diferença de idade de 5 anos. No verão em que Sumner estava presente tudo foi perfeito, mas quando Ashley o deixou, a alegria que Haven experimentou acabou. 

De quem é a culpa de tudo o que está acontecendo ? De Ashley, de Sumner, do pai de Haven, da mãe dela?  Haven está passando por um momento muito difícil e as lembranças de tempos melhores só a fazem se sentir pior, desejando que tudo pudesse voltar a ser como naquele verão. Mas o passado não volta e é preciso aprender a conviver com o que o presente traz, mesmo que seja doloroso esse processo.

That Summer é um livro Coming of Age (melhores explicações no post do NUPE aqui ), um sub-gênero dos livros YA contemporâneos. Eu já tinha lido livros desse gênero sem saber disso, e sempre fui fã, mas vou me render aos elogios à Sarah: ela sabe escrever sobre o 'ponto de ruptura' como ninguém que eu tenha visto antes. Foi impossível não me emocionar, e olha que eu tentei muito!!! Mas eu chorei, confesso. Chorei pela Haven , pela mãe dela, pelo passado, pelo presente confuso, pela esperança no futuro melhor, por tudo o que alguém precisa chorar de vez em quando para aliviar um pouco o peso do coração.

Não há muito romance no livro - eu poderia até dizer nenhum romance - e o começo é meio chatinho e devagar, o que tirou uma 'estrelinha' (nesse caso 'livrinho') da nota. Eu entendia o por que dos sentimentos de Haven , mas de certa forma achava que ela estava exagerando. Porém as coisas foram acontecendo e fui entendendo mais, e chegou o ponto de ruptura e as lágrimas insistiram em sair. Tenho que tirar o chapéu para Sarah, pois ela soube transmitir os sentimentos muito bem. E o final do livro foi suficiente para me deixar louca para ler as outras obras. Serei mais uma fã-girl de Sarah Dessen..e que venha Someone Like You.


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários