Eu Li: O Verão que Mudou Minha Vida - Jenny Han

Título :
O Verão que Mudou Minha Vida
Autor :
Jenny Han
Editora:
Galera Record
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...

Eu falei no vídeo do Chegou Pra Mim que o que me chamou atenção nesse livro foram as lembranças que a sinopse me despertou de uma fanfic que eu li há algum tempo atrás chamada Surpresas do Coração. Nessa fic uma garota estava dividida entre dois irmãos, filhos dos patrões de seu pai. Depois ela escolhe um deles, mas o destino se encarrega de mudar a vida dos três para sempre. Não sei se foi baseada em algum filme, série, livro ou whatever, só sei que ri e chorei com essa fic,e guardo ela no coração. Eu esperava que o livro despertasse as mesmas sensações.

Até as 100 primeiras páginas, ou um pouco mais, o livro me pareceu chato de dar dó. Belly me pareceu extremamente fútil com sua fixação pelo verão, deixando de dar valor para coisas mais importantes. Conrad era só um chato, que ignorava ela de todas as maneiras, de forma que eu não entendi como ela podia gostar dele. Jeremiah me parecia o mais legal de todos, mas não via nada nas atitudes dele que demonstrassem algum sinal de afeto por Belly. Estava jurando que o triângulo amoroso não ia deslanchar.

Mas aí entrou em cena um garoto chamado Cameron, que Belly conhece em uma fogueira na casa de um amigo dos irmãos. Ela e Cameron se dão bem instantaneamente, o que, finalmente, gera uma reação por parte dos meninos!!! E aí a estória começa a ficar interessante em relação ao triângulo, ou nesse caso quadrado, amoroso. A partir desse momento eu não consegui parar de ler, pois fiquei realmente curiosa para saber com quem Belly ia ficar.

Como a sinopse diz, Belly conta sua vida em verões e por isso alguns capítulos do livro retratam verões passados da vida de Belly. No começo eu achei essa mudança repentina de assunto algo desnecessário, mas depois percebi que algumas situações dos verões passados influenciavam nas situações do verão atual. Continuou um pouco esquisito estar lendo sobre uma coisa e de repente ir para quatro anos atrás. Tive vontade de pular alguns desses capítulos para continuar lendo a estória atual, mas me controlei.

A verdade é que esse livro não tem  muito romance. É um pseudo-romance, um romance que existe mais na cabeça da Belly do que na vida real. É chato no começo, mas depois que deslancha a curiosidade de impele a continuar lendo. Os personagens masculinos não foram bem desenvolvidos, em minha opinião, durante a maior parte da estória. Somente no final, depois de uma notícia ruim, que começamos a conhecê-los melhor.

Eu gostei e não gostei ao mesmo tempo. Sei lá, é meio difícil dizer. Acho que faltou mais profundidade na estória, apesar de ela ser naturalmente clichê. Há clichês bem desenvolvidos por aí. O triângulo amoroso é um clichê muito utilizado e constantemente bem desenvolvido. Como nesse caso eu só senti que estava conhecendo mais dos garotos no final, não dá para torcer por nenhum entende? Não havia nada que pesasse para um ou para outro. Mas eu li as sinopses dos outros livros e a estória parece ficar bem interessante mesmo. Inclusive as notas dos livros foram crescendo.

Eu sei que essa sinopse está enorme e confusa, mas é que foi bem difícil escrevê-la. Não sei descrever meus sentimentos em relação ao livro. É uma leitura light, não me arrependo de ter lido (apesar do começo super arrastado) e vou continuar lendo a série. Mas não é um livro que eu leria novamente. Enfim, a série melhora, e isso é ótimo. Muitas vezes as séries começam assim e no livro seguinte você se vê apaixonada. Vale à pena dar uma chance né?


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários