Eu Li: Os 13 Porquês - Jay Asher


Título :
Os 13 Porquês
Autor :
Jay Asher
Editora:
Ática
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Confesso que comprei esse livro sem saber do que se tratava. Estava havendo uma super promoção numa loja on line e eu precisava comprar 99 reais em livros pra não pagar frete. Faltavam 10 reais e eu não sabia que livro comprar quando me deparei com o livro acima. Só fiz jogar o nome dele no Skoob, verificar sua média avaliativa e colocar no carrinho de compras. Foi assim que eu conheci "Os 13 Porquês". 

Só descobri do que o livro tratava quando comecei a leitura. Lendo o livro você irá conhecer um pouco da história de Hannah Baker e os 13 motivos que a levaram a cometer suicídio. Hannah gravou 7 fitas cassete falando sobre as atitudes e ações que a levaram a se suicidar e enviou essas fitas a pessoa responsável pelo primeiro motivo, com instruções para que estas fitas fossem passadas para o responsável pelo segundo motivo e assim por diante.  

Pois é, o livro fala sobre suicídio. E alguns dos vários sinais que as pessoas apresentam quando estão quase chegando a esse ponto...Nunca tinha nem ouvido falar, quanto mais lido um livro sobre suicídio (pelo menos que eu me lembre) e achei muito interessante ler um pouco sobre isso. É claro que não é um livro que aborda com profundidade psiquiátrica o assunto, mas é bom perceber que as vezes você fala coisas que são leves e sem importância pra você, mas que para o outro significam muitoooo, e acabam magoando demais.

 O modo com a história é contada também é novo pra mim: a narração contida na fita (sempre em itálico) é intercalada com comentários do narrador do livro, um dos nomes citados na fita. Enfim, gostei do livro. É um assunto interessante abordado de uma forma interessante. Vale a pena.

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários